Certificação - Panelas de pressão

Certificação - Panelas de pressão

As panelas de pressão Tramontina são produzidas atendendo todos os requisitos técnicos de construção no que se refere a corpo, tampa, cabos e alças, sistemas de fixação e válvulas de segurança constantes do Regulamento Técnico da Qualidade do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. 

Todas as partes das panelas que entram em contato com alimentos estão de acordo com as exigências das respectivas portarias ANVISA. 

Com opções em alumínio ou aço inox, designs e tamanhos que satisfazem diferentes necessidades, foram testadas e aprovadas por estarem de acordo com as normas e requisitos estabelecidos pelo Inmetro.


Certificação - Tesouras escolares

As tesouras escolares Tramontina são produzidas em aço inox e cabos de polipropileno, de acordo com parâmetros que visam a excelência do produto considerando o uso por crianças: acabamento com bordas arredondadas, polidas e sem aparas. Os pinos e os encaixes oferecem segurança e conforto no manuseio.

Submetidas à bateria de testes e ensaios, foram avaliadas e certificadas por estarem de acordo com as normas e requisitos estabelecidos pelo Inmetro.


Certificação – Aparadores de Grama e Cortadores Elétricos

O Inmetro publicou a portaria 371/2009, disponível no site www.inmetro.gov.br, que atende aos requisitos da norma ABNT NBR NM 60335-1 e normas particulares aos eletrodomésticos e similares. Esta norma define os requisitos de segurança que devem ser observados na fabricação de equipamentos elétricos. A portaria passou a ser obrigatória a partir de julho de 2011 para fabricação e importação, de julho de 2012 para comercialização por fabricantes e importadores e de janeiro de 2013 para comercialização por varejo e lojistas.

O objetivo da certificação é prevenir acidentes e proteger os consumidores em relação aos riscos elétricos, mecânicos, térmicos, fogo e radiação dos aparelhos quando em utilização normal dos equipamentos.

Os equipamentos de jardinagem que fazem parte da família de aparadores de grama e cortadores elétricos devem ser certificados de acordo com a Portaria Inmetro nº 371/2009, isto é, devem possuir um selo de conformidade que é composto pela marca do Inmetro e organismo de certificação de produto (OCP). Para que o produto leve este selo devemos certificá-lo conforme a norma que rege os critérios de qualidade do produto.

Os principais benefícios da normatização é que o produto será fabricado conforme padrões internacionais de qualidade, garantir ao consumidor maior segurança e favorecer uma concorrência mais justa entre fabricantes nacionais e importados.


Certificação – Cadeiras Plásticas

Certificação compulsória para cadeiras plásticas monobloco.

O Inmetro publicou a portaria n°342/2014, disponível no site www.inmetro.gov.br, que obriga a comercialização da cadeira plástica monobloco com o registro de conformidade do Inmetro. O registro deverá ser evidenciado nas cadeiras através do SELO de Identificação da Conformidade que deve ser posto no produto de forma clara e não violável, em local visível, impresso (em forma de adesivo ou não) ou gravado em alto relevo.

Para obter o registro, a cadeira deve ser ensaiada e certificada seguindo a portaria do Inmetro n°341/2014, que divide as cadeiras em duas classes: (classe A: residencial) e (classe B: uso irrestrito) na qual diferem os ensaios de resistência conforme resumo descrito abaixo: 

- Estático: Consiste em colocar no assento da cadeira uma carga de 154kg para classe A e 182kg para classe B, a cadeira deve resistir por um período de 30min.
- De Impacto: A cadeira recebe 10 impactos de 68kg com alturas de 15,2cm para classe A e 20,3cm para classe B 
- De perna traseira: Consiste em colocar uma carga de 154kg para classe A e 182kg para classe B, no assento da cadeira, com as pernas dianteiras apoiadas em um bloco de madeira, com aturas que variam de 9,5cm a 11,4cm dependendo da abertura entre as pernas da cadeira.

De acordo com a portaria n°341/2014, todas as cadeiras devem trazer, gravado em alto relevo, etiqueta ou in-moldlabelling com caracteres de, no mínimo, 5mm de altura, que informe ao consumidor as seguintes informações: CNPJ da empresa, Lote de fabricação, data de fabricação (mês e ano), classe da cadeira A ou B, carga máxima admissível e tempo de vida útil do produto. 

Certificação – Eletrodomésticos

A Tramontina possui sua linha de eletrodomésticos certificada conforme portarias compulsórias estabelecidas pelo Inmetro, adequando seus produtos com base na norma ABNT NBR NM 60335-1. Buscando parcerias com organismos certificadores de produto (OCP) reconhecidos mundialmente, garantindo assim a qualidade e segurança que sempre estiveram presentes nos produtos Tramontina.

Certificação – Interruptores e Tomadas da Eletrik

A Tramontina Eletrik produz plugues, tomadas, interruptores e adaptadores que são utilizados em instalações elétricas de baixa tensão e requerem certificação obrigatória para serem comercializados no mercado brasileiro, pois podem causar riscos à saúde da população.

Os plugues, tomadas, interruptores e adaptadores são submetidos a ensaios rotineiros, conforme normas pertinentes a cada um dos produtos, a fim de garantir a qualidade e a segurança necessária para seu uso.

A TÜV Rheinlandh (Organismo Certificador de Produto – OCP), que é acreditada pelo Inmetro, é responsável pela certificação destes produtos.


Certificação FSC®

O FOREST STEWARDSHIP COUNCIL® FSC® [CERTIFICAÇÃO DO CONSELHO DE MANEJO FLORESTAL] é conquistado pela Tramontina para itens que utilizam a madeira – como base ou como acessório – procedente de floresta manejada de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável. Esta certificação é resultado da preocupação ambiental e da responsabilidade social da Tramontina transformadas em ações.

A Tramontina possui certificação FSC® de cadeia de custódia, que possibilita a rastreabilidade de produtos de origem florestal - desde a floresta até o consumidor final - e garante ao consumidor um produto fabricado com matéria-prima de floresta certificada segundo as normas do FSC®. Nesse tipo de certificação, devem existir garantias de controle da procedência, manuseio e rastreamento de matéria-prima certificada utilizada em todas as etapas de produção. Os produtos certificados recebem o Selo FSC®. 

Procure por nossos produtos certificados FSC® (FSC - C003079 e FSC - C125626).

Navegue pelas fábricas e veja os produtos que recebem o certificado FSC.

Certificação NSF – Facas, talheres e frigideiras profissionais

Totalmente em aço inox ou com acabamentos em diferentes materiais, as linhas de facas Century e Profissinal Master; os talheres Búzios e Malibu; e as frigideiras profissionais referências 20890 e 20891 Tramontina atendem imensa gama de utilização. Do preparo dos alimentos ao serviço de mesa, compondo jogos, faqueiros ou em peças avulsas, são fabricados com materiais resistentes ao desgaste e têm proteção que inibe a formação de micro-organismos.

As facas, talheres e frigideiras Tramontina têm certificação internacional, pois são produzidos em conformidade com a regulamentação da NSF - National Sanitation Foundation, organização internacionalmente reconhecida por monitorar a segurança de alimentos e práticas de higiene em empresas de alimentos e restaurantes.


Cozinhas Profissionais

Cozinhas Profissionais

A Tramontina possui sua linha de cozinhas profissionais certificada conforme portarias compulsórias estabelecidas pelo Inmetro, adequando seus produtos com base na norma ABNT NBR NM 60335-1. Buscando parcerias com organismos certificadores de produto (OCP) reconhecidos mundialmente, garantindo assim a qualidade e segurança que sempre estiveram presentes nos produtos Tramontina.

Os principais benefícios da normatização é que o produto será fabricado conforme padrões internacionais de qualidade, garantir ao consumidor maior segurança e confiabilidade no produto.

Eletroportáteis

Eletroportáteis

A Tramontina possui sua linha de eletroportáteis certificada conforme portarias compulsórias estabelecidas pelo Inmetro, adequando seus produtos com base na norma ABNT NBR NM 60335-1. Buscando parcerias com organismos certificadores de produto (OCP) reconhecidos mundialmente, garantindo assim a qualidade e segurança que sempre estiveram presentes nos produtos Tramontina.

Os principais benefícios da normatização é que o produto será fabricado conforme padrões internacionais de qualidade, garantir ao consumidor maior segurança e confiabilidade no produto.

Finep

A FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, concede financiamentos reembolsáveis e não-reembolsáveis. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. A Finep apoia, ainda, a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em empresas já estabelecidas, e o desenvolvimento de mercados. Além disso, a partir de 2012 a Finep também passou a oferecer apoio para a implementação de uma primeira unidade industrial e também incorporações, fusões e joint ventures.



Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)

O PBE é um programa de conservação de energia que, através de etiquetas informativas, visa orientar o consumidor quanto à eficiência energética dos produtos comercializados no País.
O objetivo deste programa é estimular a racionalização do consumo de energia através da utilização de produtos mais eficientes. A etiquetagem permite que o consumidor avalie os diversos produtos quanto ao seu rendimento energético e selecione os que lhe trarão maior economia durante sua utilização.
Os cooktops Tramontina foram especialmente desenvolvidos utilizando como princípios à máxima eficiência, a qualidade e a segurança dos produtos. 

Selo de Eficiência Energética – Petrobras – Conpet

Os produtos que apresentam o melhor desempenho energético em sua categoria ostentam um selo de eficiência energética. Isto significa que estes produtos foram premiados como os melhores, em termos de consumo de energia, e fazem a distinção dos mesmos para o consumidor.

Desta forma, o selo contribui para a formação de uma cultura de permanente preocupação com o uso eficiente da energia e as respectivas emissões provenientes de sua queima.

Através deste selo, a Tramontina mostra sua preocupação em desenvolver produtos cada vez mais eficientes, voltados para o uso racional de energia.


Sistema de Gestão das Fábricas

Conheça a política e as certificações do sistema da qualidade das fábricas.

Forjasul Canoas

Política do Sistema de Gestão:

Melhorar produtos e processos constantemente, para atender aos requisitos das partes interessadas e garantir a continuidade da Forjasul.

Download dos certificados:

ISO 9001

Tramontina Belém

Política do Sistema de Gestão:

A Tramontina Belém S.A., empresa localizada na cidade de Belém-Pa, tem como objetivo pesquisar, desenvolver e fabricar produtos de móveis, cabos de faca e utilidades domésticas com a qualidade para a satisfação de nossos clientes, segurança das pessoas envolvidas e respeito à natureza, atendendo os requisitos legais, e outros requisitos e buscando contínuas melhorias dos processos.

São compromissos da empresa:

-  Atender as necessidades dos clientes e aumentar sua satisfação por meio da inovação de seus produtos e melhoria contínua dos processos;

-  Atender as necessidades dos consumidores, tratando suas sugestões, reclamações, opiniões e críticas com ações que visam minimizar ou eliminar o impacto na qualidade dos produtos e processos;

-  Identificar, avaliar e controlar continuamente os riscos relacionados à segurança e saúde no trabalho, priorizando a prevenção de danos e doenças;

-  Desenvolver atividades, aplicando tecnologias, processos e insumos que eliminem, minimizem e/ ou controlem as causas de impactos ao meio ambiente, visando a proteção do meio ambiente e à diminuição da utilização de recursos naturais;

-  Atender às exigências legais aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços e outros requisitos;

-  Manter as pessoas comprometidas com os resultados e estimular o autodesenvolvimento;

-  Proporcionar meios e recursos para atingir os objetivos e metas e melhoria contínua do Sistema de Gestão Tramontina.

Download dos certificados:

ISO 9001

Tramontina Cutelaria

Política do Sistema de Gestão:

A Tramontina S.A. Cutelaria, empresa localizada na cidade de Carlos Barbosa - RS, tem como objetivo pesquisar, desenvolver e fabricar produtos de cutelaria e utilidades domésticas para comercialização no Brasil e no exterior.

São compromissos da empresa:

- Atender as necessidades dos clientes e aumentar sua satisfação por meio da inovação de seus produtos e melhoria contínua dos processos;

- Atender as necessidades dos consumidores, tratando suas sugestões, reclamações, opiniões e críticas com ações que visam minimizar ou eliminar o impacto na qualidade dos produtos e processos;

- Desenvolver atividades, aplicando tecnologias, processos e insumos que eliminem, minimizem e/ ou controlem as causas de impactos ambientais, visando a proteção do meio ambiente, a prevenção da poluição e a diminuição da utilização de recursos naturais;

- Identificar, avaliar e eliminar ou controlar continuamente os riscos relacionados à saúde e segurança no trabalho, priorizando a prevenção de danos e doenças e proporcionando condições e ambientes de trabalho seguros e saudáveis;

- Propiciar meios para consulta, participação e sugestões dos trabalhadores e seus representantes nos assuntos relevantes de Saúde e Segurança Ocupacional;

- Manter as pessoas comprometidas com os resultados e estimular o autodesenvolvimento;

- Atender às exigências legais aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços e outros requisitos;

- Proporcionar a melhoria contínua através de meios e recursos para estabelecer e atingir os objetivos do Sistema de Gestão a fim de aumentar seu desempenho.

Download dos certificados:

Tramontina Delta

Política do Sistema de Gestão:

Nosso compromisso é ser líder em Satisfação dos clientes através do atendimento a todos os requisitos para entregar os melhores produtos no segmento de Móveis diversos e Utilidades em Plástico, consolidando-se como marca referência de Qualidade, inovação, relações íntegras e valores humanos, buscando sempre a melhoria do nosso Sistema de Gestão.

Download dos certificados:

ISO 9001

Tramontina Eletrik

Política do Sistema de Gestão:

Nossa qualidade é consequência do esforço permanente para superar as expectativas dos clientes.

Download dos certificados:

Tramontina Farroupilha

Política do Sistema de Gestão:

A Tramontina Farroupilha S.A. Ind. Met. tem como prioridade desenvolver e fabricar produtos de qualidade, proteger o meio ambiente e assegurar a saúde e segurança das partes interessadas. Por meio do Sistema de Gestão Tramontina, busca garantir e promover por intermédio de seus objetivos e metas o envolvimento e a capacitação de seus funcionários, a melhoria contínua de seus processos, atendendo aos seguintes princípios:

- Satisfazer as necessidades dos clientes;

- Reduzir seus desperdícios;

- Priorizar a reutilização;

- Eliminar ou minimizar os impactos ambientais, perigos e riscos;

- Prevenir a poluição;

- Prevenir danos e doenças;

- Respeitar e atender à legislação;

- Disponibilizar a política do SGT às partes interessadas e comunicá-la a quem estiver a serviço da Tramontina, para que possam desenvolver o senso de responsabilidade.

Download dos certificados:

Tramontina Garibaldi

Política do Sistema de Gestão:

Ser conceituado fabricante de ferramentas manuais, crescendo no mercado global, mantendo a qualidade e respeitando a natureza.

Download dos certificados:

Tramontina Multi

Política do Sistema de Gestão:

A Tramontina Multi S.A, situada em Carlos Barbosa - RS, fabricante de ferramentas, utilidades e equipamentos para jardinagem, agricultura e construção civil, compromete-se com as seguintes diretrizes:

- Estabelecer os objetivos da qualidade, meio ambiente e de segurança e saúde melhorando continuamente a qualidade dos produtos e prevenindo os impactos ambientais e perigos e danos associados às suas atividades;

- Estimular a inovação para melhorar a qualidade, fortalecer a segurança, reduzir custos e gerar lucro continuamente, buscando a satisfação dos acionistas, funcionários e demais partes interessadas;

- Atender aos requisitos legais aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços e outros requisitos;

- Proteger o meio ambiente, prevenir a poluição e fazer uso racional dos recursos naturais, através da melhoria contínua dos processos e práticas industriais.

Download dos certificados:

ISO 9001

Tramontina Teec

Política do Sistema de Gestão:

- Projetar, desenvolver, fabricar, importar e comercializar produtos para cozinhas e similares, com aspectos e design inovadores, seguros e de alta qualidade;

- Identificar, de modo a prevenir, controlar e/ou minimizar, os impactos ambientais decorrentes das atividades da empresa, visando a preservação dos recursos naturais;

- Valorizar e qualificar as pessoas e promover o compromisso com a melhoria contínua de seus processos e produtos, proporcionando satisfação a clientes, consumidores, funcionários, acionistas e comunidade.

Download dos certificados:

ISO 9001